A Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB, através da Vigilância Ambiental, divulgou os resultados do 3º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, o agente de combate às endemias José Júnior de Medeiros, os dados mostram uma redução significativa na infestação do mosquito.
"Realizamos do dia 1º de julho até o dia 5 de julho, o nosso terceiro LIRAa, de quatro programados para 2024. O resultado é muito positivo no tocante à incidência. Comparando o nosso terceiro LIRAa com o segundo, houve uma redução de 2,5%," explicou José Júnior.
O levantamento revelou que o município de Patos fechou com um índice de 2,1% de infestação do Aedes aegypti, classificação que indica um médio risco de epidemia. Este resultado reflete os esforços contínuos da Prefeitura de Patos, da Secretaria de Saúde e da Vigilância Ambiental, através das ações diárias dos agentes de combate às endemias.
De segunda a sexta-feira, os agentes estão nas ruas combatendo o mosquito. José Júnior destacou os avanços em bairros historicamente afetados pela alta incidência do Aedes aegypti.
"No Jatobá, o segundo LIRAa apontou uma infestação de 6,8%, e agora no terceiro LIRAa baixamos para 2%. O conjunto dos Sapateiros sempre se manteve com alta incidência, apontando 5% no segundo LIRAa, e agora no terceiro fechamos em 0%. O bairro Brasília teve uma incidência de 4,6% no segundo LIRAa, agora fechamos em 0%," informou o coordenador.
Esses números são um indicativo claro de que as ações implementadas estão surtindo efeito. José Júnior destacou ainda a importância da imprensa em abrir espaço para a divulgação dessas informações, conscientizando a população sobre as medidas de combate ao mosquito.
Por Patos Ponto Com Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário