Na última sexta-feira (13), o bloco cirúrgico do Abrigo Municipal de Animais de Patos realizou um mutirão de castração voltado exclusivamente para felinos. A ação, promovida pela Secretaria Executiva de Proteção e Bem-Estar Animal, teve como objetivo fortalecer o controle populacional dos gatos e gatas do município e garantir melhores condições de vida para os animais.
De acordo com Talyta Peixoto, veterinária responsável técnica pelo centro cirúrgico, a iniciativa contou com o apoio dos cuidadores locais e faz parte de um esforço contínuo para atender a demanda de animais errantes na cidade.
Talyta ainda frisou: “Como o nosso foco prioritário e diário é de cadelas e cães, a gente deu uma ênfase às gatas e aos gatos nesta sexta-feira, como também vamos fazer outro mutirão semana que vem”.
Yasmin Thuanny, cuidadora do Projeto Amparar, que participou do mutirão levando alguns felinos para castração, ressaltou a importância dessas ações para o bem-estar dos animais de rua e para o trabalho das ONGs e protetores independentes.
O próximo mutirão de castração de felinos já está agendado para a próxima sexta-feira (20). A equipe do bloco cirúrgico segue realizando atendimentos diários voltados para cães e cadelas, com o objetivo de diminuir a quantidade de animais errantes nas ruas e evitar problemas como reprodução descontrolada, doenças e maus-tratos.
Além das ações pontuais, a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal mantém o projeto RegPet, que permite o cadastro e agendamento de castrações no município. Segundo Talyta Peixoto, a população interessada pode procurar o Abrigo Municipal de Animais para obter mais informações e registrar seus pets. O abrigo fica localizado depois do IFPB, saída para São José do Bonfim.
Secom – Prefeitura de Patos
Nenhum comentário:
Postar um comentário